sexta-feira, 2 de setembro de 2011

CAPÍTULO 29 - SEMPRE AMIGOS PARTE II

NA MANHÃ SEGUINTE EDUARDO RESOLVEU IR NOVAMENTE ATÉ O APARTAMENTO DE HELENINHA. ELE PRECISAVA RESOLVER TANTOS ASSUNTOS PENDENTES. OU PELO MENOS AGRADECÊ-LA PELO QUE FEZ POR THIAGO.
QUANDO HELENINHA OLHOU PELO “OLHO MÁGICO” E AVISTOU EDUARDO NA PORTA DO SEU APARTAMENTO CORREU PARA CHAMAR SANDRA.
SANDRA ABRIU A PORTA. EDUARDO A CUMPRIMENTOU COM AR DE PREOCUPADO.
-                   POR QUE VOCÊ ESTÁ COM ESSA CARA?
-                   SANDRA, EU PRECISO VER A HELENINHA. TENHO QUE SABER POR QUE ELA ESTÁ ME EVITANDO DESSA FORMA.
-                   EDU, ELA VIAJOU.
-                   SANDRA. UMA AMIGA DA PRODUTORA A VIU HOJE NO MERCADO. POR QUE ELA ESTA FAZENDO ISSO COMIGO?

SANDRA, SEM REAÇÃO ENCARA EDUARDO TENTANDO ACHAR UMA DESCULPA, MAS NÃO CONSEGUE.
-                   NÃO SE PREOCUPE EDU. ASSIM QUE ELA CHEGAR EU VOU ORDENAR QUE LIGUE PRA VOCÊ.
-                   FAÇA ISSO.
EDUARDO VAI EMBORA E SANDRA FECHA A PORTA COM AR DE INCONFORMADA. HELENINHA ESTAVA ESCONDIDA ATRÁS DA PORTA. SANDRA, UM POUCO IMPACIENTE FITA A PRIMA.
-                   OUVIU? DISSE QUE ORDENARIA VOCÊ A LIGAR, E É EXATAMENTE O QUE VOCÊ VAI FAZER.
HELENINHA TAMBÉM NÃO AGUENTAVA MAIS A SITUAÇÃO. FICOU A TARDE INTEIRA PENSATIVA. ESPEROU O HORÁRIO EM QUE EDUARDO SAIRIA DA EMPRESA E CORREU PARA O APARTAMENTO DELE. QUANDO O PORTEIRO AVISOU A CHEGADA DE HELENINHA EDUARDO QUASE NÃO SUPORTOU TAMANHA ALEGRIA. QUANDO ABRIU A PORTA E AVISTOU A LINDA HELENINHA A ABRAÇOU COM MUITA FORÇA.
-                   CARACAS! NÃO ESTOU ACREDITANDO QUE VOCÊ ESTÁ AQUI!
OS DOIS RODOPIARAM NO CENTRO DA SALA E CAIRAM ALEGREMENTE NO SOFÁ.
-                   O QUE DEU EM VOCÊ PARA ME LARGAR DESSE JEITO?
-                   FOI BESTEIRA DA MINHA CABEÇA, MAS JÁ PASSOU.
-                   VAMOS TOMAR ALGO?

EDUARDO FEZ UM MARAVILHOSO COQUETÉL DE FRUTAS. DESDE QUE COMEÇOU A MORAR SOZINHO SE TORNOU UM SOLTEIRO DE MUITAS QUALIDADES, TANTO NA LIMPEZA, QUANTO NA COZINHA.
DURANTE A TARDE INTEIRA CONVERSARAM SOBRE AS AMENIDADES DO DIA A DIA. AOS POUCOS FORAM ENTRANDO EM QUESTÕES COMO O SEXO E OS SENTIMENTOS QUE NUTRIAM UM PELO OUTRO. A BEBIDA AJUDOU NA CONVERSA. AMBOS ESTAVAM SOLTOS E DESINIBIDOS.
-                   ...NÃO ADIANTA A GENTE FINGIR. ESSAS COISAS DE RELACIONAMENTO ABERTO, SEXO SEM COMPROMISSO, NUNCA DA CERTO...
-                   ...EU SEI DISSO. CONFESSO QUE TAMBÉM FIQUEI MEIO BALANÇADO COM ESSA HISTÓRIA.
-                   EU SEI.
-                   SABE?!
-                   É EU SEI. OUVI SUA CONVERSA COM O JONATHAM NO HOSPITAL.
EDUARDO MOSTRA-SE SURPRESO. QUE TIPO DE CONVERSA HELENINHA TERIA OUVIDO?
- QUANDO?
- NO DIA EM QUE O JONATHAM RECEBEU ALTA.
-QUE PARTE DA CONVERSA VOCÊ OUVIU?- PERGUNTA EDUARDO VISIVELMENTE PREOCUPADO.
-                   O SUFICIENTE PRA SABER QUE SEU AMOR PELO RENATO É MUITO MAIOR DO QUE UMA TRANSA COMIGO.
A FRASE DE EFEITO VEIO COMO UM NOCAUTE EM EDUARDO.

-                   HELENINHA...
HELENINHA COLOCA AS MÃOS NOS LÁBIOS DE EDUARDO. ELA NÃO QUERIA OUVI-LO. ELA JÁ PREVIA QUE MAIS UMA VEZ ELE VIRIA COM DESCULPAS PARA NÃO MAGOAR NÍNGUÉM. MAS ASSIM COMO NATASHA E JONATHAM ELA SABIA QUE PRECISAVA INCENTIVA-LO A PENSAR UM POUCO EM SI.
-                   ...SEI QUE A NOSSA AMIZADE É VERDADEIRA, E TAMBÉM SEI QUE POR ISSO VOCÊ COGITOU FICAR COMIGO, MAS VOCÊ GOSTA DELE EDU, NÃO SEREI UM EMPECILHO PRA VOCÊS.
-                   ISSO É LOUCURA HELENINHA.ELE GOSTA DE VOCÊ.
-                   SEI DISSO. É POR ISSO QUE EU RESOLVI SAIR DA EMPRESA.
-                   PERDEU UMA EXCELENTE OPORTUNIDADE POR MINHA CAUSA!
-                   VOCÊ TAMBÉM IA PERDER UMA EXCELENTE OPORTUNIDADE POR MINHA CAUSA. ESTAVA DISPOSTO A ARRISCAR SUA CHANCE DE FICAR COM O RENATO SÓ PARA ELE FICAR COMIGO. EM NENHUM MOMENTO VOCÊ PENSOU EM VOCÊ. SÓ PENSOU EM VER O CARA QUE VOCÊ GOSTA FELIZ. É A COISA MAIS LINDA QUE EU JÁ VI NA MINHA VIDA. ISSO É AMOR VERDADEIRO. NÃO O MEU.
-                   COMO ASSIM O SEU?
-                   PENSEI AMAR VOCÊ SÓ PORQUE FIZEMOS SEXO. QUANDO OUVI VOCÊ FALAR DO AMOR QUE SENTIA PELO RENATO COM O JONATHAM, EU SENTI O MODO DIFERENTE QUE SOAVA QUANDO VOCÊ PRONUNCIAVA O NOME DELE. NAQUELE MOMENTO PERCEBI QUE EU NÃO TINHA CHANCE. DEMOROU PARA EU ENTENDER ISSO, MAS A SANDRA ME FEZ SAIR DA VIAGEM QUE EU ESTAVA...ESTÁ ÓBVIO QUE O AMOR QUE VOCÊ TEM PELO RENATO É VERDADEIRO. O QUE EU SENTI POR VOCÊ FOI APENAS UMA PAIXÃO PASSAGEIRA, DE UMA MENINA CARENTE QUE AINDA NÃO ENCONTROU O VERDADEIRO AMOR. É POR ISSO QUE EU ACHO QUE VOCÊ DEVE DIZER PARA O RENATO TUDO O QUE SENTE. CHEGOU A HORA DE SAIR DO ARMÁRIO EDUARDO. PELA SEGUNDA VEZ, VOCÊ TERÁ QUE DIZER A ELE QUE É GAY, MAS DESSA VEZ VOCÊ DIRÁ QUE O AMA.
EDUARDO ESTÁ PERPLEXO COM AS PALAVRAS DE HELENINHA. ELE ESTÁ VISIVELMENTE EMOCIONADO.
- É INCRIVEL COMO TODAS AS PESSOAS QUE EU CONHEÇO ME MOTIVAM A FAZER ISSO.
- SEI QUE NA TEORIA PODE PARECER FÁCIL. MAS VOCÊ É O EDUARDO. PODE DIZER TUDO E MESMO ASSIM NÃO CONSEGUIRÁ AFASTAR NÍNGUÉM. SABE POR QUÊ? VOCÊ ATRAI AS PESSOAS EDU. POR MAIS QUE VOCÊ TENTE AFASTA-LAS VOCÊ SEMPRE ATRAI.
ESTAVA TUDO CONSPIRANDO PARA QUE O GRANDE DIA CHEGASSE. SERÁ QUE FINALMENTE EDUARDO TERIA CORAGEM DE PROCLAMAR O SEU GRANDE AMOR? ELE AINDA NÃO SABIA. MAS A MELHOR PARTE ERA OBSERVAR QUE AOS POUCOS ESTAVA RECONQUISTANDO SEUS FIÉIS AMIGOS. SEU ÚNICO TEMOR ERA CONTAR OU NÃO SOBRE O SEU SENTIMENTO Á RENATO. PARECIA INEVITÁVEL.

***
HELENINHA ESTAVA LEVE, LIVRE E SOLTA. PARECIA QUE UM PESO HAVIA SIDO RETIRADO DE SUAS COSTAS. NO CAMINHO PARA CASA ELA OUVE UM POP ROMÂNTICO QUE SÓ TERIA CORAGEM DE OUVIR SOZINHA, POR QUE TODOS DIRIAM QUE ELA ERA LOUCA SE QUISESSE COMPARTILHAR A CANÇÃO.
HELENINHA ENTROU EM CASA COMPLETAMENTE EMPOLGADA. SANDRA A REPARAVA COM CERTA PREOCUPAÇÃO. HELENINHA QUERIA APENAS CONTAR TODAS AS NOVIDADES PARA SANDRA E NÃO DEIXOU A PRIMA MENCIONAR NENHUMA PALAVRA. SANDRA PARECIA AFLITA, MAS HELENINHA PARECIA UMA MATRACA:
-                   SANDRA, VOCÊ É MINHA HEROÍNA! DEPOIS DAQUELA CONVERSA QUE TIVEMOS, FIQUEI REFLETINDO DURANTE HORAS, E CHEGUEI A CONCLUSÃO DE QUE NÃO ERA AMOR O QUE EU SENTIA PELO EDU, MAS APENAS FANTASIAS DE UMA GAROTA CARENTE QUE SE SENTIU ATRAÍDA PELO MELHOR AMIGO GAY SÓ PORQUE TRANSOU COM ELE...
-                   HELENINHA, NÓS TEMOS VISITA. - GRITA SANDRA DESESPERADA
HELENINHA OLHA PARA TRÁS E QUASE CAI NO CHÃO QUANDO VÊ RENATO REPARANDO-A COM UM OLHAR TÃO PERPLEXO QUANTO O DELA.
-                   EU NÃO SABIA QUE ESTAVA AQUI. DESCULPE-ME... ESTOU TÃO SEM GRAÇA.             
-                   EU NÃO SEI SE FICO ALEGRE OU CHOCADO COM ESSA REVELAÇÃO... TRANSOU MESMO COM O EDUARDO?!
SILÊNCIO GENERALIZADO. SANDRA SE SENTIU UM PEIXE FORA D’AGUA E RESOLVEU SAIR DE FININHO EM DIREÇÃO AO QUARTO. O DESCONCERTO DE HELENINHA ERA EVIDENTE.

-                   É... NA VERDADE NÃO FOI NADA PREMEDITADO. ACONTECEU NA NOITE EM QUE DORMI NA CASA DELE.
RENATO COM CERTEZA ESTAVA CHOCADO. DEMOROU ALGUNS SEGUNDOS PARA QUE ELE VOLTASSE A SI. HELENINHA SENTOU-SE AO LADO DO GAROTO. ELA NÃO O ENCARAVA NOS OLHOS, APENAS OLHAVA PARA FRENTE. ELE PERMANECEU CABISBAIXO.
- POSSO SABER O QUE VOCÊ ESTA PENSANDO? – PERGUNTA HELENINHA VISIVELMENTE TENSA.
SEGUNDOS DE SILENCIO.
-                   HELENINHA, EU NÃO QUERO PARECER UM CHATO PERSISTENTE, MAS VOCÊ ME FEZ ENTENDER QUE O ÚNICO EMPECILHO ENTRE EU E VOCÊ ERA O FATO DE VOCÊ GOSTAR DO EDUARDO, MAS ACABEI DE OUVIR VOCÊ DIZER QUE NÃO O AMA MAIS, OU SEI LÁ, NUNCA O AMOU. SERÁ QUE AGORA A GENTE PODE...
RENATO REALMENTE ERA INSISTENTE. PARECIA QUE O FATO DO SEXO ERA O QUE MENOS IMPORTAVA.
-                   ...RENATO, EU REALMENTE SAQUEI QUE VIAJEI EM RELAÇÃO AO EDUARDO, MAS ISSO NÃO SIGNIFICA QUE VOU FICAR COM VOCÊ.
O CORAÇÃO DE HELENINHA SOFRIA PELAS FRIAS PALAVRAS. SUA INTENÇÃO NÃO ERA MAGOAR RENATO, MAS, ELA PRECISAVA DEIXAR O CAMINHO LIVRE PARA EDUARDO.
-                   VOCÊ É BEM DIRETA!
-                   EU NÃO QUERO ILUDIR VOCÊ COM FALSAS INTERPRETAÇÕES, LÁ NO FUNDO EU ADMITO QUE CRIO ESSAS SITUAÇÕES POR CAUSA DO MEU JEITO ESPONTÂNEO DE SER, MAS EU QUERO QUE VOCÊ SAIBA QUE NÃO VOU FICAR COM VOCÊ.
HELENINHA TAMBÉM SABIA SER DIRETA EM SUAS FRASES. RENATO, TRISTEMENTE, REPARA HELENINHA. CLARO QUE O FATO DELA TER FEITO SEXO COM EDUARDO INCOMODAVA. MAS SE ELA NÃO O AMAVA QUAL ERA O EMPECILHO PARA FICAREM JUNTOS?
-                   VOCÊ É DIRETA MESMO.
-                   ESPERO QUE NÃO ESTEJA O MAGOANDO.
-                   NÃO POSSO DIZER QUE ESTOU ALIVIADO. NÃO É A MELHOR SENSAÇÃO DO MUNDO OUVIR A PESSOA QUE VOCÊ GOSTA DIZER QUE NÃO QUER FICAR COM VOCÊ, MAS ADMIRO A SUA CORAGEM DE SER TÃO FRANCA.
-                   ...JÁ REPAROU COMO O AMOR MEXE COM A NOSSA CABEÇA? FICAMOS LOUCOS, SEM PERCEPÇÃO DO CERTO E DO ERRADO, QUEREMOS ESTAR COM A PESSOA AMADA A TODA HORA. AMAR É QUASE UMA DOENÇA.
-                   NÃO CONFUNDA AMOR COM PAIXÃO, HELENINHA.
-                   VOCÊ POR ACASO JÁ AMOU?
RENATO OLHA FIXAMENTE PARA HELENINHA.
-                   ESTOU AMANDO AGORA.
HELENINHA FICA SEM GRAÇA. RENATO ERA O HOMEM IDEAL. ROMÂNTICO, ENVOLVENTE, DELICADO...
-                   COMO TEM CERTEZA QUE É AMOR E NÃO PAIXÃO?
-                   ACHA QUE EU NÃO SEI A DIFERENÇA?
-                   VOCÊ SABE A DIFERENÇA?
-                   O AMOR É BRANDO, CALMO, SEM EXCESSOS. QUANDO VOCÊ AMA, VOCÊ SE PREOCUPA EM FAZER BEM PARA A PESSOA AMADA. FICA FELIZ QUANDO ELA ESTÁ FELIZ, MESMO SE NÃO ESTIVER PERTO DELA. ÀS VEZES, CONFUNDIMOS PAIXÃO COM AMOR PORQUE ESTAMOS DESESPERADOS, CARENTES, MAS ACABAMOS NOS TORNANDO FRACOS E DEPENDENTES DA OUTRA PESSOA, E ISSO NOS FAZ MAL, OU SEJA, ISSO É PAIXÃO.
HELENINHA O REPARA COM INTENSIDADE.
-ATÉ QUE PONTO ACHA QUE CONTINUARIA AMANDO UMA PESSOA SE ELA ESTIVESSE FELIZ E LONGE DE VOCÊ?
-SE ELA ESTIVER FELIZ, EU TAMBÉM ESTAREI. NÃO SOU BURRO. SE A PESSOA ESTIVER FELIZ EU TAMBÉM PROCURAREI A MINHA FELICIDADE.
HELENINHA PARECIA CONFUSA. ELA OLHAVA FIXAMENTE PARA RENATO QUE ESTAVA CABISBAIXO. A TRISTEZA DO GAROTO ERA EVIDENTE. ELA, SUTILMENTE COLOCA SUA MÃO NO QUEIXO DE RENATO, E LEVANTA SUA FACE OLHANDO-O PROFUNDAMENTE.
-                   ACHA QUE TODAS AS FORMAS DE AMOR SÃO VÁLIDAS?
-                   SIM.
-                   ATÉ A DO EDUARDO?
-                   SIM, EU ACHO.
-                   ENTÃO FAÇA UMA COISA, DEIXE-SE AMAR POR QUEM TE AMA. NÃO VALE A PENA SOFRER POR ALGUÉM QUE NÃO PODE TE DAR UM SENTIMENTO DE AMOR VERDADEIRO. E EU NÃO POSSO RENATO.
RENATO, COM UM CONFORMISMO TRISTE, LEVANTA-SE.

-                   TUDO BEM. ACHO QUE PRECISAVA OUVIR ISSO... É BOM CONVERSAR COM UMA PESSOA TÃO SINCERA COMO VOCÊ.
RENATO VAI EM DIREÇÃO A PORTA DE SAÍDA, MAS ANTES ELE OLHA NOVAMENTE PARA HELENINHA.
-                   PELO MENOS ACHO QUE CONSEGUI TE CONVENCER QUE AMAR NÃO É UMA DOENÇA.
-                   É VOCÊ CONSEGUIU.
-                   O EDUARDO TAMBÉM CONSIDERAVA O AMOR UMA DOENÇA, ALIÁS, EU SÓ DESCOBRI QUE ELE ERA GAY POR CAUSA DE UMA CARTA QUE ELE ESCREVEU, PELA QUAL ELE INTITULOU; ‘A DOENÇA DE AMAR’. AMAR PLATÔNICAMENTE SIM É UMA DOENÇA, E DESSE MAL EU NÃO MORRO, POIS EU PREFIRO SOFRER UMA PERDA AGORA Á ALIMENTAR UMA FALSA ESPERANÇA.
-                   FICO FELIZ POR PENSAR ASSIM.
RENATO SORRI MEIO SEM GRAÇA E ABRE A PORTA INDO EMBORA. HELENINHA OLHA EM VOLTA E SÓ AVISTA O VAZIO. AS LÁGRIMAS ESCORREM DE SEU ROSTO. A GAROTA PERMANECEU SENTADA, DEMONSTRANDO UMA TRISTEZA QUE HÁ MUITO TEMPO ESTAVA CONTIDA.
TUDO ESTAVA EM PRATOS LIMPOS. HELENINHA SABIA O SEGREDO DE EDUARDO. EDUARDO SABIA OS MOTIVOS DO AFASTAMENTO DE HELENINHA E PARECIA QUE TUDO ESTAVA EM SEU LUGAR. MENOS PARA RENATO QUE NÃO CONSEGUIA ENTENDER OS MOTIVOS QUE LEVAVAM HELENINHA A EVITÁ-LO.
O QUE ELE NÃO IMAGINAVA, É QUE MUITO EM BREVE, A VERDADE VIRIA A TONA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário